O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Donald Trump “está no caminho certo” ao discutir a paz na Ucrânia, num raro elogio ao líder americano.
“Na medida que o Trump toma a decisão de discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, que o (ex-presidente Joe) Biden deveria ter tomado, eu sou obrigado a dizer que o Trump está no caminho certo”, disse o presidente brasileiro.
Lula lembrou que no Brasil vem defendendo a ideia de uma saída negociada entre Moscou e Kiev desde o início da guerra na Ucrânia.
“Nós fizemos uma crítica contundente à ocupação territorial que a Rússia fez para a Ucrânia. E nos colocamos à disposição para buscar a paz entre a Rússia e a Ucrânia. Naquele instante, a gente dizia que não era possível conversar apenas com o (presidente ucraniano Volodymyr) Zelensky. Era necessário colocar os dois numa mesa”, disse ele.
Lula afirmou que vai ter uma conversa telefônica com Zelensky na semana que vem e que vai, então, entender se o ucraniano quer mesmo a paz.
Lula defendeu o multilateralismo e o livre comércio em vários discursos, num movimento importante às vésperas do anúncio do presidente Trump de novas tarifas que serão aplicadas contra vários países – entre eles o Brasil.
O líder brasileiro afirmou que caso as tarifas de fato sejam aplicadas, o governo brasileiro apelaria contra elas na Organização Mundial do Comércio (OMC) e poderia também retaliar os Estados Unidos.
Cofira o vídeo do canal da TV A Crítica: